Em menos de seis meses, aplicativo do DNIT para smartphones recebeu 4.534 notificações dos usuários de rodovias federais
Das ocorrências informadas ao DNIT, 60% foram resolvidas e o restante está em processo de resolução. Em geral, são questões contratuais ou jurídicas que requerem mais tempo para terem uma solução. Como é o caso reportado por um usuário em um trecho da BR 262 em Mato Grosso do Sul. Devido a um mau serviço prestado pela empresa responsável pelo trecho da rodovia, o DNIT foi obrigado a quebrar o contrato e iniciou o processo de licitação para os serviços de manutenção da estrada. “Esses fatos comprovam que a população está utilizando o DNIT Móvel e nos ajudando a preservar as rodovias”, destaca Adailton Dias. As BR’s 101/PE (contorno de Recife), 116/CE (imadiações de Fortaleza) e 135/MA (imediações de São Luís) são as mais solicitadas.
Os três estados com maior número de ocorrências foram Bahia, Amapá e Rio de Janeiro. Já os principais defeitos registrados consistem em buracos e animais na pista, falta de sinalização, acidente e mato alto. “Cabe ressaltar que os acidentes relatados são usados para estudo, no caso de que os mesmos acidentes sejam recorrentes em um determinado trecho na estrada. Nesses casos, verificamos se há problemas estruturais ou de manutenção”, explica Adailton Dias.
APLICATIVO
Utilizar o DNIT MÓVEL é muito fácil. O primeiro passo é fazer o download gratuito do programa nas lojas do Google Play ou da Apple Store. Com o aplicativo devidamente instalado, o motorista já pode pegar a estrada e, caso observe algum problema na rodovia, basta estacionar o carro e iniciar o processo. Até final de março, quase 50 mil usuários fizeram os downloads nas lojas.
Com essa confirmação, a tela do aplicativo disponibiliza um menu (em formas de ícones ou listagem –, a informação do GPS), a possibilidade de anexar fotos e os detalhamentos da ocorrência. O detalhamento será avaliado pela Ouvidoria. Caso não tenha sinal de internet no local nem de GPS, é necessário informar o Estado, o número da rodovia e o quilômetro da ocorrência. O DNIT MÓVEL guarda os dados e envia para a central assim que a comunicação for restabelecida.
Em média, a Ouvidoria do DNIT – onde todas as ocorrências são encaminhadas – recebe 30 notificações diariamente e o tempo médio de resposta são de três dias. “A maioria das reclamações é de buraco na pista”, contabiliza Adailton Dias. Com a ocorrência devidamente registrada, a empresa de engenharia realiza o serviço.
Fonte: DNIT